banner-meus-ynvestimentos

Day Trade

day-trade

Day Trade, operação muito conhecida pelos especuladores, consiste em comprar e vender o mesmo ativo no mesmo dia. Logo, trata-se de uma operação de curtíssimo prazo. Há vantagens e desvantagens de se operar day trade. Uma das vantagens, por exemplo, é obter ganhos imediatos, muitas vezes em questões de minutos. Já uma das desvantagens, é que talvez seja necessário enviar várias ordens para a corretora, pagando um preço alto de corretagem.

Os defensores do day trade se utilizam praticamente de gráficos e notícias para obter ganhos no mercado. Com as figuras formadas pelos candlesticks, é possível tentar prever a direção do mercado. Além disso, as notícias que saem diariamente, dando o humor do mercado do dia, ditam as operações de Day trade. É muito comum o uso de robotrader, plataforma que envia e executa ordens no mercado em tempo real para operar no intraday, pois as chances de pegar um preço bom é mais alta.

Outra vantagem do day trade é que as corretoras geralmente não pedem margem. Se você operar qualquer ativo, comprando e vendendo no mesmo dia, não há chamada de margem nem depósitos em garantia, além de poder operar descoberto e alavancado, visto que não é necessário alugar o papel para vendê-lo no mercado. Além disso, é possível operar com o dinheiro da conta da corretora, chamado de conta margem, pagando um percentual de juros do valor transacionado. Mesmo com essas facilidades, é preferível que o investidor assuma posições com recursos próprios, pois o prejuízo pode ser muito grande.

Outro aspecto importante para a realização do day trade são os ativos negociados. Negociar muitos ativos pode ser difícil, pois é necessário um acompanhamento muito próximo desses ativos, além dos estudos gráficos e fundamentalistas de cada um. O mais indicado é operar com poucos ativos, pois fica mais fácil o acompanhamento dos gráficos e notícias. Operar com derivativos também pode ser perigoso, pois é um ativo alavancado. Uma pequena variação no preço do ativo-objetio, digamos, 0,5%, seria como uma variação de 15% a 25% no preço do derivativo no mercado. Da mesma forma que negociar derivativos pode representar altos riscos também podem representar altos retornos.

As operações de day trade são classificadas de altíssimo risco, e não são bem vindas pela maioria dos investidores, pois é considerada a maneira mais fácil de perder dinheiro, e muitos que se aventuraram a negociar ativos comprando e vendendo no mesmo dia não obteve muito êxito. Eles podem começar ganhando, e acham que seu sucesso vai continuar, mas os custos de transação e uma virada do mercado tiram todos os ganhos do trader, levando a amargurar prejuízos. Não se deixe levar por propagandas enganosas nem se iluda com ganhos rápidos no mercado de ações. Se for operar day trade, será necessário ter uma ampla experiência com negociações de ativos e do mercado.

Você também poderá gostar...