banner-meus-ynvestimentos

Carteira de Ações – Índices

Carteira de ações índices

carteira-de-acoes

Um índice de ações indica o desempenho médio de uma carteira teórica de ações. Eles servem como um medidor de comportamento das principais ações no mercado. Existem diversos índices, como o Ibovespa, que nada mais é do que uma carteira teórica das principais ações da Bovespa, tem o índice Small Caps, que é uma carteira teórica de ações de médio porte na Bovespa, entre outros índices.

Conforme a teoria moderna de portfólio, a diversificação é utilizada como uma forma de otimizar uma carteira de investimentos, minimizando o risco. Basicamente, há dois tipos de risco:

Risco não diversificável: é o risco que afeta todas as empresas e ativos, não sendo específico de uma empresa isoladamente, mas algo que afeta tudo e todos, como por exemplo, a inflação, crises econômicas, guerras, etc.

Risco diversificável: envolve o risco individual que um papel influencia na carteira, seja este risco abrangendo fatores internos da empresa ou de um setor, ou algo específico de um ativo.

Para minimizar o risco de uma carteira, basta ter diversos ativos nela. Dessa forma, se uma ou outra ação for mal, seu peso na carteira vai ter pouca influência na carteira como um todo. Entretanto, fica praticamente inviável um investidor comum possuir diversas ações, seja por falta de dinheiro, por dificuldades em negociar diversas ações ou os custos de corretagem envolvidos na compra de diversas ações. Para ser viável esse tipo de operação, foram criados os índices. Ao se negociar um índice, é como se o investidor comprasse todas as ações que fazem parte desse índice, a um custo baixo, pagando uma corretagem baixa, a uma velocidade instantânea.

Muitos investidores tem como objetivo bater o mercado, isto é, lucrar mais do que os índices. Entretanto, essa é uma tarefa muito difícil, e muitos poucos investidores conseguem bater o mercado. Caso o investidor comum queira somente seguir o mercado, basta ele comprar uma carteira teórica de índices, obtendo assim, todas as ações de uma carteira. A carteira teórica em questão é o Índice Bovespa. Entretanto, é possível negociar diversos índices, sendo que cada um tem objetivos diferentes, com ações diferentes, bastando apenas o investidor escolher o que quer negociar.

Você também poderá gostar...