banner-meus-ynvestimentos

Tipos de Gráfico

Tipos de Gráfico

tipos-graficos

Os gráficos utilizados na análise técnica demonstram a evolução do preço das ações na Bolsa de Valores. Existem diversos tipos de gráficos, como os gráficos de linha, de barra (OHLC – (Open, High, Low and Close), Candlestick, Three Line Break, ponto-figura, HeikinAshi, Kagi, dentre outros. Cada gráfico possui suas características, com indicadores e símbolos, sendo que todos eles indicam a evolução dos preços das ações em um determinado período de tempo. Os gráficos mais comuns e utilizados pelo mercado financeiro são os gráficos de linha, os gráficos de barra e os gráficos Candlestick.

Gráfico de Linhas

É o gráfico mais simples que existe, sendo uma simplificação do gráfico de barras. Somente o preço de fechamento é considerado, tendo a desvantagem que nenhuma informação do movimento durante o pregão é mostrada. A seguir, um exemplo de um gráfico de linha de 3 anos da Petrobrás:

gráfico linha

Esse gráfico é bastante intuitivo, e mostra exatamente o que ocorreu com o preço da ação. A coordenada no eixo y mostra o preço da ação, e a coordenada no eixo x mostra a data ou período em que ocorreu a cotação.

Gráfico de Barras

O gráfico de barras é um pouco mais complexo que o gráfico de linha, sendo um dos tipos mais populares na análise técnica. Ele utiliza os valores de abertura, fechamento, máximo e mínimo. Observe a figura a seguir:

barra

A figura mostra exatamente o que aconteceu no pregão. A barra vertical mostra o preço máximo e o preço mínimo em um determinado período de tempo (1 pregão, por exemplo), representado pelos extremos inferior e superior. Já o traço do lado esquerdo representa o preço de abertura, e o traço direito representa o preço de fechamento. Caso o preço de fechamento for superior ao preço de abertura, teremos uma barra de alta. Ao contrário, se o preço de fechamento for inferior ao preço de abertura, teremos uma barra de baixa.

Quanto maior a distância entre o preço mínimo e o preço máximo, representado pela figura da barra, mais volátil foi o pregão, em um determinado período de tempo. Com relação aos preços de abertura e fechamento, quanto menor for a distância da barra vertical, menor será a oscilação do preço. Se a distância for muito grande, poderá indicar para onde o mercado está indo. Por exemplo, se o preço de fechamento se distanciar muito da barra vertical, indica que o preço da ação subiu bastante em relação ao preço de abertura. Para melhor memorizar uma barra de alta ou de baixa, basta saber o seguinte conceito. Se a barra da esquerda estiver acima da barra da direita, temos uma barra de baixa. Caso a barra da esquerda estiver abaixo da barra da direta, temos uma barra de alta. Observe o exemplo a seguir:

Ibov_gráfico_barra

O gráfico de barra mostra o Ibovespa nos últimos 3 anos. Perceba que as barras de baixa estão em vermelho, e as barras de alta estão em verde. Quanto maior o tamanho da barra, mais volátil foram os preços no período representado.

Gráfico CandleStick

O gráfico de Candles foi criado no Japão no século 18, com o objetivo de analisar os preços de contratos futuros de arroz. É um dos gráficos mais usados, e, assim como o gráfico de barras, também utiliza os preços de fechamento, abertura, máximo e mínimo. O gráfico de Candles possui um corpo e sombra. O corpo é a parte de abertura e fechamento dos preços, onde se a abertura for inferior ao fechamento, o corpo receberá uma cor branca (ou pode-se dizer que o corpo está vazio), indicando que houve uma alta. Se o preço de fechamento for que a abertura, o corpo receberá uma cor preta (ou pode-se dizer que o corpo está preenchido), indicando assim que houve uma queda nos preços. Observe a figura abaixo:

CandleO Candle da esquerda representa um fechamento de alta, enquanto o Candle da direita representa um fechamento de baixa. Já as sombras representam o máximo e o mínimo. A seguir, um exemplo de gráfico de CandleStick da Vale5 de 5 anos:

Grafico_Candle

As cores não necessitam ser brancas e pretas, podendo ser verdes e vermelhas ou qualquer outra cor. Os Candles de cor branca representam fechamentos de alta, e os Candles em preto representam fechamentos de baixa. Quanto mais comprido for o corpo do Candle, mais intensa é a pressão compradora ou vendedora, conforme figura a seguir:

Candle_Longos

As barras longas e brancas mostra uma forte pressão compradora, e quanto mais longo for o corpo, mais distante está do preço de fechamento do preço de encerramento. Embora possa mostrar uma tendência de alta, esse tipo de candle pode mostrar um ponto de virada ou nível de suporte. Já os Candles longos e pretos nos mostra uma pressão vendedora, e quanto mais comprido for o corpo, mais longe o preço da abertura está do preço de fechamento, podendo também indicar uma resistência ou mudança de tendência.

Por outro lado, os Candles curtos indicam um movimento reduzido de preços e representam uma consolidação, conforme figura a seguir:

Candle_Curtos

Você também poderá gostar...