banner-meus-ynvestimentos

IPCA

ipca

IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo, sendo o índice oficial da inflação no Brasil. Ele é calculado pelo IBGE desde 1980, funcionando como parâmetro para o sistema de metas inflacionárias do Banco Central desde julho de 1999.

O IPCA mede a variação dos preços de diversos produtos, como alimentos e bebidas em geral, energia elétrica, artigos de residência, produtos de limpeza, roupas, eletrodomésticos, transporte, saúde e diversos outros tipos de produtos.  A pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, como supermercados, por exemplo, prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio).O peso de cada grupo de produtos e serviços é mostrado a seguir:

Peso dos Grupos de Produtos e Serviços
Tipo de Gasto Peso % do Gasto (a partir de 01/01/2012)
Alimento e Bebidas 23,12%
Transportes 20,54%
Habitação 14,62%
Saúde e cuidados pessoais 11,09%
Despesas Pessoais 9,94%
Vestuário 6,67%
Comunicação 4,96%
Artigos de Residência 4,69%
Educação 4,37%
Total: 100%

Fonte: http://www.portalbrasil.net

O IPCA abrange famílias com rendimentos mensais entre 1 e 40 salários mínimos, nas seguintes regiões: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. Os pesos de cada região são mostrados a seguir:

Áreas Pesquisadas IPCA (%)
Belém 4,2
Fortaleza 3,9
Recife 4,1
Salvador 6,9
Belo Horizonte 10,8
Rio de Janeiro 13,7
São Paulo 33,1
Curitiba 7,4
Porto Alegre 8,9
Goiânia 3,7
Brasília 3,4

Fonte: IBGE

A coleta dos preços acontece no dia 1 até o dia 30 de cada mês, sendo divulgado aproximadamente 8 dias após o término da coleta integral. Os preços obtidos de cada produto são aqueles efetivamente cobrados ao consumidor no período de apuração dos dados, sendo o pagamento a vista, ou seja, se um determinado item ou produto subir de preço durante um certo período, o IPCA vai registrar esse aumento.

O dinheiro tem valor no tempo. Muita coisa que antigamente você poderia comprar com uma certa quantia em dinheiro, hoje, não pode mais. E muita coisa que hoje você pode comprar, futuramente, precisará de mais dinheiro para comprar o mesmo item. Portanto, é preciso investir seu dinheiro para não perder o poder de compra. Para isso, existem alguns investimentos que garantem, no mínimo, o valor do IPCA, isto é, garante no mínimo o rendimento da inflação no período de aplicação. A NTN-B do Tesouro Nacional, por exemplo, remunera os investidores com uma taxa anual mais o IPCA, protegendo o dinheiro investidor da inflação corrente.

Há também o IPCA-15 – Índice de Preço ao Consumidor Amplo – 15 – uma variação do IPCA. A única diferença entre os dois índices é que o IPCA-15 é calculado com base do dia 15 do mês anterior ao dia 15 do mês de referência, servindo então como uma prévia do IPCA cheio.

Para consultar a série histórica do IPCA, basta entrar no site do IBGE ou PortalBrasil:

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultseriesHist.shtm

http://www.portalbrasil.net/ipca.htm

Você também poderá gostar...