banner-meus-ynvestimentos

Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE

Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE

ise

O Índice de Sustentabilidade Empresarial, iniciada em 2005, avalia os elementos econômico-financeiros, sociais e ambientais de forma integrada das empresas listadas na Bovespa, além de indicadores de governança corporativa e indicadores gerais e de natureza do produto. Todas as empresas listadas na bolsa podem participar do Índice, de acordo com um questionário que avalia as práticas de sustentabilidade e o impacto dos produtos e serviços sobre a sociedade. O principal objetivo do ISE é estabelecer um padrão para as melhores práticas de gestão da sustentabilidade empresarial e ser um instrumento de mercado para incentivar outras empresas a ser sustentável também.

Logo, o ISE é um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecimento e comprometimento com a responsabilidade social e sustentabilidade. O máximo de ações que podem fazer parte do índice são 40. Elas são selecionadas entre as mais negociadas, em termos de liquidez e são ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações.

Somente as melhores ações classificadas em termos de responsabilidade social e sustentabilidade podem fazer parte do Índice, de acordo com critérios de seleção e classificação referendados pelo Conselho Deliberativo do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Para isso, as ações deverão atender os seguintes critérios:

  • Ser uma das 200 ações com maior índice de negociabilidade apurados nos doze meses anteriores ao início do processo de reavaliação;
  • Ter sido negociada em pelo menos 50% dos pregões ocorridos nos doze meses anteriores ao início do processo de reavaliação;
  • Atender aos critérios de sustentabilidade referendados pelo Conselho do ISE.

Se a empresa deixar de atender qualquer um dos critérios acima, ela deixará de fazer parte do ISE. As empresas que estiverem sob regime de recuperação judicial, processo falimentar ou se estiverem com suspensão de negociação,  não farão parte do Índice, ou serão excluídas. Além disso, o Conselho Deliberativo do ISE poderá, a qualquer momento, decidir pela exclusão de uma companhia da carteira do índice se entender que tenha ocorrido algum acontecimento que alterou significativamente seus níveis de sustentabilidade e responsabilidade social.

A carteira teórica do índice terá vigência de um ano, sendo que a cada quadrimestre serão efetuadas reavaliações da carteira teórica do ISE para atualizar as informações relativas ao “Free Float” das ações integrantes da carteira, bem como para verificar se nenhum setor está ultrapassando o limite máximo de participação.

São exemplos de ações que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial: Vale, Fibria, Santander, Eletrobrás, Gerdau, entre outras.

Você também poderá gostar...