banner-meus-ynvestimentos

Índice de Dividendos – IDIV

Índice de Dividendos – IDIV

indice-de-dividentos

O Índice de Dividendos – IDIV – é uma carteira teórica composta por ações de empresas que ofereceram aos investidores os maiores retornos financeiros por meio de dividendos e juros sobre o capital próprio. As ações são selecionadas por sua liquidez e ponderadas nas carteiras pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação. As ações das empresas que apresentarem os maiores valores de dividend yield nos últimos 24 meses anteriores à seleção da carteira vão compor o IDIV.

Para fazer parte do IDV, as ações terão que atender os seguintes critérios com base nos 12 meses anteriores:

  • Inclusão em uma relação de ações cujos índices de negociabilidade somados representem 99% do valor acumulado de todos os índices individuais;
  • Participação em termos de presença em pregão igual ou superior a 95% no período.

Se a empresa deixar de atender qualquer um dos critérios acima, ela deixará de fazer parte do Índice de Dividendos. As companhias que estiverem sob regime de recuperação judicial, processo falimentar, situação especial ou, ainda, que estiverem sujeitas a prolongado período de suspensão de negociação, não integrarão o Índice, ou, se já estiverem inclusos, serão excluídos.

dividend yield é apurado de todos os dividendos/juros distribuídos por ação nos últimos 24 meses. Os valores do dividend yield de cada ação são então somados e relacionados em ordem decrescente. As ações que estiverem dentro dos 25% da amostra com os maiores valores de dividend yield participarão da carteira. As ações integrantes da carteira anterior permanecem se estiverem entre os 33% da amostra com os maiores valores de dividend yield.

As carteiras teóricas dos índices têm uma vigência de quatro meses, para os períodos de janeiro a abril, maio a agosto e setembro a dezembro. Ao final de cada quatro meses as carteiras são reavaliadas.

Analisar esse Índice é importante para saber quais são as ações que mais pagam dividendos, sendo assim mais atrativas para comprar. Como exemplo de ações que compões o índice, estão ações de empresas como Vale, Grandene, muitas empresas de energia, como Eletropaulo, Eletrobrás, entre outras.

Você também poderá gostar...