banner-meus-ynvestimentos

Ibovespa

Ibovespa

indice-bovespa

1. O que é?

O Ibovespa , também conhecido como Ibov (ou Índice Bovespa), é o indicador mais importante do mercado de ações brasileiro. Criado em 1968, o Ibovespa representa o desempenho médio das principais ações na Bolsa de Valores de São Paulo, sendo formado pelas ações com maior volume de negociação nos últimos meses.

Seu valor representa, em reais, uma carteira teórica de ações (valor base: 100 pontos a um lote padrão) como se tivesse sido adquirida em 02/01/1968, sem ter sido efetuado, desde então, nenhum investimento adicional e considerando somente os dividendos recebidos, venda de direitos de subscrição e ações recebidas em bonificações. Em outras palavras, é como se em 02/01/1968 você tivesse comprado diversas ações, formando assim uma carteira de ações (chamado de Ibovespa), sendo seu valor atualizado diariamente desde então, em moeda corrente, sem fazer nenhum investimento adicional, apenas a reinversão de dividendos, exercício de direitos e recebimento de bonificações, ou seja, é feito um ajuste considerando que o investidor vendeu as ações ao último preço de fechamento anterior ao início da negociação “ex-provento” e utilizou os recursos na compra das mesmas ações sem o provento distribuído (“ex-provento”).

A metodologia do cálculo do Ibovespa nunca sofreu alterações, apenas modificações necessárias para uma melhor apresentação, divulgação, sem representar qualquer prejuízo no índice, conforme a seguir:

1 – divisão por 100, em 03/10/1983;

2 – divisão por 10, em 02/12/1985;

3 – divisão por 10, em 29/08/1988;

4 – divisão por 10, em 14/04/1989;

5 – divisão por 10, em 12/01/1990;

6 – divisão por 10, em 28/05/1991;

7 – divisão por 10, em 21/01/1992;

8 – divisão por 10, em 26/01/1993;

9 – divisão por 10, em 27/08/1993;

10 – divisão por 10, em 10/02/1994;

11 – divisão por 10, em 03/03/1997.

Essas divisões foram necessárias para ter uma melhor divulgação do índice, pois se não houvesse essas divisões, hoje o índice teria valores muito altos, criando dificuldades para analisar e comparar os números.

O Ibovespa representa mais de 80% do número de negócios e volume financeiro negociado no mercado à vista da BMF&Bovespa, sendo calculado em tempo real, pela própria BMF&Bovespa, considerando os preços de todos os negócios com as ações que fazem parte da carteira, sendo possível fazer o acompanhamento online em qualquer lugar do mundo.

São exemplos de ações que fazem parte do Índice Bovespa: Petrobrás, Vale, Gol, Itaú, Bradesco, dentre muitas outras.


2. Metodologia de cálculo

Para uma ação fazer parte do Índice Bovespa, ela precisa atender alguns critérios, nos últimos 12 meses anteriores à formação da carteira, como por exemplo:

  • Estar incluída em uma relação de ações cujos índices de negociabilidade somados representem 80% do valor acumulado de todos os índices individuais;
  • Apresentar participação superior a 0,1% do volume total negociado;
  • Ter sido negociada em mais de 80% do total de pregões no período.

Se uma ação estiver dentro do Índice Bovespa e não atender a pelo menos 2 critérios acima mencionados, ela será excluída do Índice. Ações de empresas que estiverem sob regime de recuperação judicial, processo falimentar ou estiver em um prolongado período de suspensão de negociação não irão fazer parte do Ibov. Se a empresa sair de uma dessas situações excepcionais, seu histórico de negociação começará a ser contado a partir da data que a BM&FBOVESPA considerar que a companhia efetivamente tenha deixado sua situação excepcional. No caso de suspensão de uma ação componente, o índice utilizará o preço do último negócio registrado, até a normalização das negociações. Não havendo liberação para negociação por 50 dias, a contar da data da suspensão, ou em caso de ausência de perspectivas de reabertura dos negócios ou de rebalanceamento da carteira, a ação será excluída da carteira. Nesta eventualidade, serão efetuados os ajustes necessários para garantir a continuidade do índice.

A recomposição da carteira é reavaliada a cada quatro meses. Essa reavaliação é feita com base nos últimos 12 meses onde são verificadas alterações na participação de cada ação, vigorando para os períodos de janeiro a abril, maio a agosto e setembro a dezembro. Quanto maior o número de negócios e o volume financeiro negociado no mercado a vista, maior será o peso de cada ação no índice.

As ações com maior peso no Índice Bovespa são a Petrobras e a Vale, representando mais de 16% do total (ínicio 2013). Fazer o acompanhamento do Índice Bovespa é fundamental para se ter ideia da evolução da Bovespa nos últimos anos. Comparar o Ibov com outros investimentos (como Renda Fixa, por exemplo) é de suma importância para analisar não só a volatilidade do investimento mas como o retorno esperado, a fim de se tomar a melhor decisão com base no perfil de cada investidor.

Você também poderá gostar...