banner-meus-ynvestimentos

CETIP

cetip

A Cetip é a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do Brasil, onde desempenha um papel de integradora do mercado financeiro. Criada em 1986 pelo conselho monetário nacional – CMN – serve como um porto seguro das instituições financeiras, ajudando o Brasil a superar diversos desajustes financeiros e seus planos econômicos.

É na Cetip que ocorrem o registro, custódia e liquidação de diversos ativos privados de renda fixa, como por exemplo, os Certificados de Depósitos Bancários, os Certificados de Depósitos Interfinanceiro, as letras financeiras, as letras de crédito agrícola, as letras de crédito imobiliário, os certificados de recebíveis imobiliários, as debêntures e os derivativos de balcão, como swaps, NDFs (Non Derivable Forward), dentre outros ativos. Além disso, foi ela quem implementou o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), possibilitando que muitos ativos pudessem ser liquidados no mesmo dia, isto é, em D+0 e possibilitando o processamento de DOCs e TEDs, além de boletos bancários, trazendo mais segurança, agilidade e transparência nas fluxos de transações nacionais do dinheiro.

A Cetip também possui uma plataforma eletrônica de negociação de títulos públicos e privados secundários, dando mais liquidez para esses títulos. Em 2009, a Cetip passou a ter capital aberto na bolsa de valores de São Paulo, com ações negociadas no Novo Mercado, com o código de CTIP3, contando apenas com ações ordinárias, com direito a voto. Mais de 15 mil instituições utilizam os serviços da Cetip, como os fundos de investimentos, bancos em geral, corretoras, financeiras, empresas de leasing e crédito imobiliário, investidores estrangeiros e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras.

Vale lembrar que a Cetip não é uma seguradora. Sua principal função é fazer o contínuo monitoramento das operações registradas, permitindo detectar eventuais sinais de não integridade dos negócios, fraudes, riscos, além de erros de processo. Ela possui um sistema que registra e atualiza os parâmetros de monitoramento dos seus mercados, de forma a ressaltar todas as operações que possam eventualmente se afastar dos padrões estabelecidos

Você também poderá gostar...