banner-meus-ynvestimentos

Análise Fundamentalista

analise-fundamentalista

A análise fundamentalista é a análise financeira e econômica de uma empresa, utilizando seus livros contábeis e demonstrações de resultados para avaliar sua atual situação e tentar prever seus fluxos de lucros futuros, a fim de saber se ela é ou não uma boa empresa para se negociar através da compra e venda de suas ações na bolsa de valores. Essa análise é feita através de interpretações de dados, utilizando o balanço patrimonial, a demonstração de resultado de exercício e o fluxo de caixa. Além disso, a situação econômica do país ou o produto da qual a empresa vende também deverão ser objetos de análise.

É através dessa análise que será possível dizer se uma empresa está gerando lucro, como ela está fazendo isso, se possui dívidas, se será capaz de honrar seus pagamentos, se está gerando dinheiro suficiente para continuar com suas atividades, se os lucros estão sendo reinvestidos da empresa ou sendo distribuídos na forma de dividendos e se o preço das ações negociadas da empresa está em seu valor justo, subvalorizada ou sobrevalorizada. Além disso, através da análise fundamentalista, é possível comparar empresas e setores, identificando quais empresas são mais lucrativas e qual tem uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes. Também é possível comparar demonstrações passadas, a fim de ver a evolução da empresa durante os anos.

A análise fundamentalista é muito utilizada por investidores famosos, como Warren Buffet. A premissa básica ao se utilizar essa análise é única: se tornar sócio da empresa, visando quase sempre o longo prazo. Mas antes de se tornar sócio da empresa, precisamos saber se ela é uma boa empresa para se investir, e esse é o papel da análise fundamentalista. É através dela que podemos saber quanto de fato vale a ação de uma empresa, se ela distribui dividendos e qual a frequência dessa distribuição, em quanto tempo vamos recuperar o dinheiro investido, entre diversas outras informações.

Você também poderá gostar...